domingo, 30 de janeiro de 2011

Salvem Nakamura!


O GM norteamericano Hikaru Nakamura (foto), atualmente o décimo colocado no ranking mundial com 2751 pontos de rating, acaba de sagrar-se campeão do torneio Tata Steel Chess 2011. Este torneio em sua primeira edição, mas que sucede o tradicional torneio Corus na cidade de Wijk aan Zee na Holanda, recebeu a elite do xadrez mundial, contando com a participação do campeão mundial de xadrez - Vishy Anand - além de Magnus Carlsen e Levon Aronian, primeiro e terceiro do ranking da FIDE, respectivamente.

Os super GMs, denominação a qual viemos adotando para falar destes últimos três (Anand, Carlsen e Aronian) tiveram maior atenção na nossa cobertura. No final, a aposta deste blog, ainda nas primeiras rodadas, foi a correta. Nakamura controlou o temperamento e saiu campeão. E aquele 1/2 ponto que Anand perdeu numa das primeiras rodadas contra l'Ami realmente fez muita falta.

Na útilma rodada do torneio terminada há pouco houve empate em todas as mesas, resultados que deram a vitória a Nakamura. Anand e Aronian sairam invíctos em segundo e terceiro, respec., e Carlsen demonstrou muita força e vontade de ganhar seus jogos, chegando a vencer inclusive o campeão do torneio numa partida que deve ser estuda pela história.

Outro participante a quem demos maior atenção foi Anish Giri, jovem que conta apenas 16 anos e que fez um ótimo torneio dada a sua parca experiência em torneios desse porte. Seu melhor resultado foi diante de Carlsen contra quem teve uma bela vitória.

Segue a classificação final:

1. H. Nakamura 9
2. V. Anand 8½
3. L. Aronian
M. Carlsen 8
5. V. Kramnik
M. Vachier-Lagrave 7½
7. A. Giri
R. Ponomariov 6½
9. I. Nepomniachtchi
Wang Hao 6
11. A. Grischuk
E. l'Ami
J. Smeets 4½
14. A. Shirov 4

Fky

Nenhum comentário:

Postar um comentário