Com o final de todas as partidas de hoje Anand assumiu a liderança do torneio junto de Nakamura, sendo que ambos têm 3,0 pontos em 4,0 possíveis. Os dois últimos adversários do indiano foram o holandês E. l'Ami e o chinês W. Hao que não intimidam tanto seus adversários, motivo pelo qual creio que Anand deveria ter feito 2,0 em 2,0. Esse 0,5 ponto que ele perdeu para l'Ami (rating 2628, mais baixo entre os participantes do G-A) pode fazer muita falta no final.
Carlsen continua sem vencer. Desta vez empatou com Ruslan Ponomariov (Urânia, 2744) resutado que na mesa não foi ruim visto que conduzia as peças pretas contra um adversário bastante forte, membro da equipe olímpica ucraniana, atual campeã mundial de xadrez. Mas vendo o campeonato como um todo o resultado pode complicar os objetivos do garoto de ser campeão mais uma vez em Wijk aan Zee. Com três empates e uma derrota ele soma apenas 1,5 e vê seus adversários se afastarem.
A tristesa do torneio é ver o GM Alexei Shirov (Espanha, 2722), figura ativa no cenário do xadrez mundial nos últimos anos, somar apenas 0,5 ponto até agora com derrotas para J. Smeets, H. Nakamura e M. VACHIER-Lagrave.
Na foto Shirov.
Fky
Nenhum comentário:
Postar um comentário