quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ENQUANTO ISSO, NO MONTE OLIMPO...

Passada a régua no ano de 2010 e publicada a listagem do rating FIDE em 01 de janeiro de 2011, que considera os eventos realizados até então, resolvemos tirar o ano a limpo e ver quem jogou mais entre os três Super-GMs – termo este usado pelo amigo Fernando Melo para definir os Grandes Mestres que ultrapassam os incríveis 2800 pontos de rating internacional. Fernando é editor do melhor blog de notícias de xadrez do Nordeste: o Reino de Caíssa.
A pesquisa feita por Ícaro Silva e por mim considerou apenas as partidas diretas entre os três e não descrimina a forma de jogo que foi utilizada: se pensado, rápido, blitz, as cegas...

ANAND vs CARLSEN: Anand foi melhor!
No match imaginário de 2010 os dois disputaram dez partidas, três destas terminaram com vitória para um dos lados: Magnus Carlsen ganhou no Arctic Securities Chess Stars (realizado na Noruega) em Agosto e Vishy Anand venceu no Grand Slam de Bilbao (Espanha) em Outubro e no London Chess Classic (Inglaterra) em Dezembro. Os ponteiros do rating FIDE ainda se cruzaram em outras partidas no Arctic Securities Chess Stars e no Grand Slam de Bilbao e também no torneio Corus (Holanda) em Janeiro e no Pearl Spring (China) em Outubro com empates em todas.

CARLSEN vs ARONIAN: Carlsen sobressaiu!
Foram quatro as partidas que disputaram: duas pelo Torneio Amber Blindfold (França) com vitórias de Carlsen em Março e duas pelo World Blitz Championship (Rússia) em Novembro, que resultaram em novo resultado negativo para Levon Aronian e um empate. Resultado final 3,5 a 0,5.

ANAND vs ARONIAN: Não rolou!
Nossas pesquisas não encontram nenhuma partida entre os dois no ano. Que pena!

Para os Super-GMs o ano que passou não poderia ter sido melhor. Os resultados vieram. Anand manteve o título de Campeão Mundial de Xadrez defendido frente ao búlgaro Veselin Topalov e mostrou a Carlsen que não tem porque temer a tomada da coroa máxima do xadrez. Carlsen por sua vez venceu quase todos os torneios que disputou, aumentou muito sua conta bancária e manteve-se a frente no Ranking Mundial. E Aronian destacou-se dentre os demais enxadrístras e alcançou seu lugar ao sol, juntando-se aos dois primeiros no Monte Olimpo.

2011
O primeiro compromisso dos três no ano de 2011 será no Tata Steel (torneio sucessor do Corus) que acontecerá em Wijk Aan Zee, Holanda, a partir de 14 de Janeiro. O "Grupo A" terá 14 participantes e além Anand, Carlsen e Aronian estarão presentes outros Top 10 da FIDE: Kramnik 2784, Grischuk 2773, Nakamura 2751.

Vale acompanhar!

Fky

Nenhum comentário:

Postar um comentário