domingo, 26 de dezembro de 2010

O russo


O campeonato russo absoluto de xadrez é um evento de grande importância. Afinal é de russos que está cheio o livro dos campeões mundiais de xadrez. A tradição de grandes russos no xadrez moderno remonta a Chigorin que lutou pelo título máximo do xadrez mundial já contra Steintz, o primeiro campeão. No século XX, a Rússia tornou-se produtora de campeões mundiais de xadrez (mesmo que alguns deles não tenham continuado na Rússia depois de chegar ao topo do mundo) e essa informação é suficiente para nos mostrar que um torneio entre os 12 melhores russos não é de brincadeira.

A Super final do Campeonato Russo de 2010 aconteceu entre os dias 11 e 22 de dezembro no Clube Central de Xadrez de Moscol, capital daquele país. E foi uma das mais memoráveis dos últimos tempos. E digo isso principalmente pelo desfecho emocionante que teve. Sergey Karjakin, jovem de apenas 20 anos, liderava o torneio até a última rodada quando perdeu para um adversário que nem mais tinha chance de ser campeão. (Mais ou menos com se o Guarani tivesse vencido o Fluminense na última rodada do Brasileirão de Futebol). Com a derrota Karjakin terminou empatado com Ian Nepomniachtchi, ambos com 7 pontos em 11 possíveis.

No desempate foram jogadas duas partidas rápidas, tensas, que terminaram em empate também. Ok, os dois são ótimos jogadores, iguais em nível de jogo, já está provado. Mas só UM pode vencer. E a decisão veio num Armagedon: partida relâmpago com 6 minutos para as brancas e 5 para as pretas, sendo que em qualquer hipótese de empate o vencedor é o condutor das pretas. (Vejam o vídeo).


E o grande campeão foi Ian Nepomnichtchi, garoto que também conta apenas 20 anos, que teve um ótimo ano, tendo lutado até o final pelo título do Aeroflot Open, realizado no início de janeiro, que perdeu na última rodada para o vietnamita Le Quang Liem. Ele se recuperou com uma vitória fabulosa no forte Campeonato Europeu e agora é o jogador mais poderoso do país que é a super potência no xadrez mundial. Ainda vamos falar muito esse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário