quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comentários ao Torneio de Londres

1. Podemos perceber que, dos cinco primeiros colocados no torneio, aquele que mais perdeu foi o campeão: Carlsen sofreu duas derrotas enquanto Anand e Mcshane, segundo e terceiro respectivamente, saíram invictos; e Nakamura e Kramnik, quarto e quinto, sofreram apenas uma derrota cada. A explicação disso pode estar no sistema futebolistico de pontuação, utilizado neste torneio (vitória = 3p, empate = 1p), que privilegia a vitória em detrimento do empate. Com a contagem enxadristica tradicional (vitória = 1p, empate = 0,5p), os três primeiros teriam terminado o torneio empatados com 4,5 ponto cada. Não estou dizendo que a contagem utilizada foi injusta, mas que, estando as regras definidas antes do início do embate, Carlsen usou a melhor estratégia, jogando todas as partidas para ganhar!! Arriscando mais na busca da vitória, Carlsen acabou perdendo aquelas duas partidas: para Mcshane, na primeira rodada, e para Anand, na terceira; ambas quando jogava de pretas.
Carlsen foi mais ousado, empatou apenas uma partida (contra Kramnik na penúltima rodada), e sagrou-se campeão desse torneio pela segunda vez em duas edições. Parabéns para o cara!


2. Senti a falta de Levon Aronian que está em ótima fase e promete muito para o ano que vem. O GM armênio venceu simplesmente dois dos principais torneios deste final de ano: o Memorial Mikail Tal, que nós acompanhamos lance a lance aqui no blog, e o Campeonato Mundial de Blitz, que Carlsen ficou em terceiro. Como o torneio de Londres é restrito e os convites feitos com bastante antecedência não deu tempo para os organizadores verem o erro que cometeram deixando o rapaz de fora. Aguardamos 2011 e as surpresas que virão. Lembrando que o Torneio de Candidatos será realizado este próximo ano e seu vencedor terá o direito de disputar o Título Mundial contra Anand em 2012.


Fky

Nenhum comentário:

Postar um comentário