domingo, 26 de dezembro de 2010

A chinesa

A maior notícia da semana (motivo de eu estar acordado uma hora dessas) foi, no entanto, a consagração da graciosa chinesa Hou Yifan, de apenas 16 anos, como a Campeã Mundial de Xadrez Feminino. A cerimônia de premiação do Campeonato do Mundo aconteceu em Antakya, na Turquia, em 24 de dezembro.
A menina Yinfan mostrou todo seu poder de uma GM com rating de 2.591 e a experiência de já ter sido vice-campeã mundial na última edição desse torneio. Desde dezembro de 2008, ela detém o título de Grande Mestre de Xadrez (GM). E ao receber esta condecoração, Hou se tornou então a mais jovem do mundo entre os GMs (masculinos e femininos) e a mais jovem GM feminina da história, se qualificando com a idade de 14 anos, 6 meses e 2 dias. Uma menina prodígio. Com o título do mundo, tornou-se a décima terceira campeã mundial de xadrez, sendo a mais jovem de todos os tempos.

Comentários também sejam feitos ao fato de (1) entre as quatro finalistas do torneio três serem chinesas. O país natal das moças emplaca como a super potência do xadrez feminino. E ao fato de (2) entre as 64 participantes que disputavam o título de campeã mundial não haver nenhuma brasileira... Triste.
Voltando ao torneio, até chegar a final a campeã teve de bater, entre outras, a GM russa Alexandra Kosteniuk, última campeã do mundo, e a GM indiana Humpy Koneru, atual nº 1 em rating entre as mulheres com ELO 2.600. A última parecia mais fácil, mas Yinfan não teve moleza no math final contra Ruan Lufei. Em quatro partidas pensadas o resultado foi 2 a 2. Levando, portanto, a um desempate. Novas quatro partidas, desta vez com tempo reduzido, e a vitória veio com 3 a 1. Parabéns, a nova campeã.
Até o Presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, estava lá para entregar o troféu. Acompanhem nas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário