sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Biografia de Garry Kasparov

Ficheiro:Image-28.jpg

Garry Kasparov, nascido Garry Kimovich Weinstein, em 13 de abril de 1963, em Baku, RSS do Azerbaijão, União Soviética; agora Azerbaijão é um ex-Campeão Mundial de Xadrez, escritor e ativista político russo, considerado por muitos como um dos maiores enxadristas de todos os tempos.

Kasparov tornou-se o Campeão Mundial de Xadrez mais novo de todos os tempos em 1985. Ocupou o título mundial oficial da FIDE até 1993, quando uma disputa com a FIDE levou-o a criar uma organização rival, a Professional Chess Association. Ele continuou a vencer o "Clássico" Campeonato Mundial de Xadrez até ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000. Garry também é largamente conhecido por ser o primeiro campeão mundial de xadrez a perder uma partida para um computador, quando perdeu para o Deep Blue em 1997.

As conquistas de Kasparov incluem ser classificado como o número 1 do mundo do xadrez pela rating ELO quase continuamente de 1986 até sua aposentadoria em 2005 e por sustentar a classificação mais alta de todos os tempos, de 2851. Também possui recordes de vitórias em torneios consecutivas e de Chess Oscar's.

Desde 1984, Kasparov foi membro do Comitê Central de Komsomol e membro do PCUS.

Kasparov anunciou sua aposentadoria do xadrez profissional em 10 de março de 2005, para dedicar seu tempo à política e à escrita. Formou o movimento United Civil Front, e juntou-se como membro do The Other Rússia, uma coalizão de oposição à administração de Vladimir Putin. Ele foi candidato para presidente nas eleições de 2008, mas depois desistiu. Embora altamente considerado, no Oriente, como um símbolo de oposição a Putin, o apoio de Kasparov na Rússia era fraco.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Garry_Kasparov

Nenhum comentário:

Postar um comentário