Notícias

Pussy Riot
Brincadeiras a parte, nos últimos dias chegou a grande mídia a notícia de que Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez de 1985 a 2000 e ativista político da oposição ao atual governo russo, foi preso enquanto participava de protesto contra a condenação arbitrária das integrantes da banda de punk rock Pussy Riot. 


Consulado russo em Porto Alegre/RS pichado.
O protesto, que tem sido endossado pelo mundo, refere-se ao fato de as meninas da banda terem sido condenadas por vandalismo por terem rezado uma "oração punk" numa catedral ortodoxa pedindo a Virgem Maria que "livrasse" a Rússia do governo de Vladimir Putin, político que há muitos anos governa aquele país ora como presidente ora como primeiro ministro, manipulando uma frágil democracia nascida da estrutura corrupta da União Soviética. 


Kasparov ao participar dos protestos foi também preso, acusado de ter mordido a mão de um dos policiais que o conduziram a carceragem e ameaçado de ser condenado a até 5 anos de prisão. Foi inocentado após imagens da imprensa mostrarem claramente que não praticou a referida agressão.


A outra notícia que se misturou a anterior refere-se reportagem exibida no Esporte Espetacular de domingo passado na qual detentos do sistema penitenciário do Espírito Santo participam de um projeto de ressocialização por meio do jogo de xadrez. 
O projeto coordenado pelo professor Charles Moura Netto chegou a receber o prêmio Spirit of Sports concedido pela Sportaccord, órgão que reúne federações esportivas internacionais como a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI).


Nenhum comentário:

Postar um comentário