quinta-feira, 24 de março de 2011

O príncipe de Mônaco


Arquitetura de Mônaco.

Levon Aronian venceu o (Duplo) Torneio Amber 2011 tornando-se o último campeão deste evento que teve este ano sua última edição. A batalha foi duríssima, a dinâmica do jogo envolvia rodadas duplas diárias sendo que a primeira partida era na modalidade xadrez às cegas, na qual ambos os adversários não podem ver as peças e ficam diante de computadores que mostram apenas um tabuleiro vazio com a vaga indicação dos movimentos realizados. A segunda partida do dia era jogada de forma tradicional, mas com tempo reduzido a 25 minutos, mais acréscimos, para ambos.

Na contagem final, somados os dois enfrentamentos, foi definido o campeão que saiu melhor nas partidas às cegas somando 3 1/2 pontos a mais que seu maior perseguidor, Magnos Carlsen, que fez um brilhante torneio "às vistas", fazendo 9 1/2 em 11 partidas com tabuleiros e peças, 2 1/2 a mais que Aronian.

Juntados os resultados, a classificação foi:


1. Aronian 15½
2. Carlsen 14½
3. Anand 13
4. Grischuk 11
Ivanchuk 11
5. Gashimov 10½
Gelfand 10½
Nakamura 10½
Topalov 10½
6. Karjakin 10
7. Kramnik 8
8. Giri 7

Observem, fiéis e atentos leitores, que desses 12 participantes 5 estarão no Torneio de Candidatos ao Campeonato Mundial de Xadrez (Aronian, Grischuk, Gelfand, Topalov, Kramnik), mata-mata que definirá o desafiante de Vishy Anand (atual melhor do mundo), este que também participou do XX Amber.
 
A presença de tão fortes enxadristas somente engrandece o feito de Aronian. O grã-master armênio, que ocupa o terceiro lugar na classificação da Federação Internacional de Xadrez-FIDE, parece despontar como o favorito ao desafio com Anand. Caso ele confirme seu favoritismo e vença o Torneio de Candidatos talvez o mundo do xadrez se convença de que mais alguém, além de Carlsen (há três torneio comendo a poeira de Aronian*), pode oferecer um bom desafio ao indiano.
 
*Lembram do Mundial de Blitz 2010 (Aronian 1º, Carlsen 3º) e do Tata Steel 2011 (Aronian 3º, Carlsen 4º) foram os dois anteriores.
 
 Vista de Mônaco à noite.
Fky

Nenhum comentário:

Postar um comentário