domingo, 14 de novembro de 2010

ÉRAMOS SEIS...

O xadrez seridoense teve uma semana bem movimentada. Ontem, sábado, participamos em Jardim do Seridó de um belo e forte torneio. O evento foi organizado por Jailton Cláudio, grande entusiasta do xadrez e um adversário poderoso.
Fechado, o torneio contou com a participação de quatro convidados de Jardim (Jailton, Francinaldo, Júlice e João Paulo), um de São João do Sabugi (Magno) e um de Caicó (Frankly).
E os visitantes saíram-se melhor empatando entre si e vencendo as demais partidas. No desempate relâmpago a seta do relógio de Magno caiu primeiro e o troféu foi para a estante de Frankly.

Resultado final:
1º Frankly André 4,5 + 1,0
2º Magno Maciel 4,5 + 0,0
3º Jailton Cláudio 2,0 + 1,0
4º Francinaldo Santos 2,0 + 0,0
5º João Paulo 1,5
6º Júlice Azevedo 0,5

Disse o campeão:
“O torneio foi bem difícil.
Logo a primeira rodada tive de enfrentar o Magno que perdeu um peão depois que duas torres brancas dobraram na coluna c, mas com dez minutos a menos, numa partida de trinta, meu adversário ainda conseguiu forçar o empate depois de dar xeque com a dama numa posição que o rei branco não tinha como defender de outra forma, culpa do erro na escolha do peão de fuga – deveria ter sido o h em vez do f.
Na segunda partida, contra Júlice, avancei os peões de c, d e f para a quarta fileira já no início, o que me ajudou a tomar uma peça e depois de alguns erros das pretas um forte ataque de cavalo, bispo e dama pelo flanco do rei me deu a vitória.
A terceira foi a mais difícil, frente a João Paulo, as trocas de peças imperaram até ficar um jogo de quatro peões e uma torre para cada lado quando as negras tomaram um peão, forçaram a queda da torre branca e encaixotaram o rei.
Contra Francinaldo os estratagemas táticos se multiplicaram. As pretas defenderam com firmeza até terem de desfazer-se da dama. Ainda havia esperança devido a má posição do rei adversário, mas as brancas não deram chance para reação e finalizaram com belo mate com bispo, cavalo e dama.
A quinta foi a mais tensa, Jailton havia perdido tragicamente a quarta rodada e precisava ganhar para manter confiança. A retrospectiva entre os dois oponentes era favorável a Jailton com um empate e uma vitória. O pior aconteceu quando tive de perder uma qualidade deixando meu oponente tomar minha torre em troca de um cavalo. Mas o cavalo das pretas bailou impávido no tabuleiro!! E a vitória veio para empatar o torneio com Magno que havia vencido tranquilo a última rodada e se aproveitado de uma falha desastrosa de Jailton na quarta.
Cinco minutos para cada um – eu de pretas. Consegui iniciar a pressão realizando uma manobra da qual fui vítima no Zonal CBX deste ano. Mantendo-me a frente em possibilidades de ataque, forcei meu adversário a gastar seu tempo exíguo até sua seta cair.
Foi suado, mas valeu. Uma nova conquista depois de dois anos de jejum.”

3 comentários:

  1. o torneio foi muito bom, os caras lá de jardim jogam muito eu tive que suar para ganhar deles mas no fim de tudo perdi uma partida no tempo, algo que nunca tinha me acontecido, mas foi bom um segundo lugar nao tá nada mal. (magno maciel)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo 1º lugar amigo, espero muito em breve participar de mais competições com vocês...

    quem sabe aí em caicó...

    (quero revanche, kkkkkkkk)

    ass: jailton

    ResponderExcluir
  3. vou treinar mais um pourquinho prá não fazer vergonha de novo...

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir