sábado, 30 de janeiro de 2010

Deu Na ISTOÉ

Jovens Mestres

Cada vez mais novos, eles treinam xadrez pela Internet e se superam a cada geração.

img2.jpg
MAGNUS CARLSEN
Norueguês, 19 anos, grande mestre pela
Federação Internacional de Xadrez (Fide).
É treinado pelo célebre russo Garry Kasparov.

Magnus Carlsen acabou de completar 19 anos. É o número 1 no ranking internacional de grandes mestres do esporte, o título mais alto entre os enxadristas profissionais.Carlsen aprendeu o grosso do que sabe pelo computador e, até pouco tempo, raramente jogava no tabuleiro. Foi diante do monitor que ele sentiu despertar o interesse pelas combinações possíveis das 16 peças no tabuleiro de 64 nichos. Hoje, ele é pupilo do célebre russo Garry Kasparov, tido como o maior enxadrista profissional de todos os tempos.


img.jpg
VICTOR SHUMYATSKY
Brasileiro, 13 anos, mestre pela Federação Internacional
de Xadrez (Fide).
Divide o tempo entre o estudo e a paixão pelo jogo, que
treina em casa com o pai e com professores.

O brasiliense Victor Shumyatsky, 13 anos, mestre Fide e campeão sul-americano aos 12 anos. Filho de pais cranianos, ele mostrou aptidão pelo esporte desde cedo e vem sendo visto como a grande promessa do xadrez nacional. Mas uma coisa é certa: ele é a síntese do novo enxadrista de alto nível. Se até os anos 1980 os maiores eram produto de grandes sistemas de seleção e treinamento, muitas vezes públicos, os mais novos surgem de todos os lugares. Entre os fatores que explicam essa mudança, um é central: a internet. Com ela, ficou mais simples e barato treinar e acompanhar as partidas dos grandes mestres em todo o planeta.


img1.jpg
KRIKOR MEKHITARIAN
Brasileiro, 22 anos, mestre internacional pela
Federação Internacional de Xadrez (Fide).
Nos próximos dois anos vai se dedicar integralmente ao
xadrez, treinando seis horas diárias.

Para Krikor Mekhitarian, mestre internacional brasileiro de 22 anos e membro ativo dessa nova fase, a internet é uma mão na roda. “Hoje temos softwares com jogos do século XVII disponíveis para consulta”, lembra ele. Antes do computador, o enxadrista dependia de uma imensa biblioteca com livros caros – muitos importados – recheados de textos e diagramas dos tabuleiros para estudar e ascender na hierarquia do xadrez, que começa no candidato a mestre, passa por mestre internacional, mestre Fide e culmina com grande mestre.

A campanha pelo aumento da presença do xadrez nas salas de aula é uma das bandeiras da CBX. Todos ganhariam com isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário