segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Onde estão as escolas particulares?

Foi ótimo o torneio de xadrez dos Jogos Escolares do RN – Jern’s ocorrido em Caicó nessa semana. Muitos jovens de diversas escolas e cidades do Seridó juntos agregando valores que são inerentes à prática do xadrez e que certamente ajudarão na formação de melhores cidadãos para essa terra abençoada. 

O que chama atenção, contudo, é o fato de que das doze escolas premiadas com medalhas de ouro no torneio nenhuma delas era da rede particular de ensino. Isso mesmo, doze medalhas de ouro em disputa e nenhuma foi conquistada por alunos de escolas privadas. O que é impressionante dado o nível de competitividade dessas escolas em outras modalidades dos Jern’s que não raras vezes conduz a situações lamentáveis de agressão verbal e até de violência. 

Mas no torneio de xadrez, sempre civilizado, as escolas particulares passaram quase despercebidas. As tradicionais escolas privadas do Seridó, localizadas principalmente em Caicó, parece que não perceberam as qualidades pedagógicas do xadrez, esporte que geralmente atrai pessoas educadas e inteligentes, e que nós há anos estamos democratizando com a Equipe Xadrez Seridó, sem a participação das particulares.


Por Frankly André de Azevedo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário