quinta-feira, 31 de março de 2011

Campanha


Google Imagens 

O Hemocentro de Caicó/RN fará o cadastro de possíveis doadores de medula óssea.
DIA 06 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA).
Mais informações no Hemocentro (próximo a rodoviária).
Convidamos vc que está lendo agora.
FAÇA SEU CADASTRO.
Fky

sexta-feira, 25 de março de 2011

12º Campeonato Individual Europeu de Xadrez

O 12º Campeonato Individual Europeu de Xadrez teve início no último dia 21/03 (Segunda) e terá seu fim no dia 03/04 (Domingo) em Aix-le-Bains na França.
O torneio contará com a participação de 393 participantes, será usado o sistema suíço com 11 rodadas e além de dar o título de Campeão Europeu classificará os 23 primeiros para a final da Taça Mundial.



Umas das estrelas de torneio é a grande Judit Polgar!

quinta-feira, 24 de março de 2011

O príncipe de Mônaco


Arquitetura de Mônaco.

Levon Aronian venceu o (Duplo) Torneio Amber 2011 tornando-se o último campeão deste evento que teve este ano sua última edição. A batalha foi duríssima, a dinâmica do jogo envolvia rodadas duplas diárias sendo que a primeira partida era na modalidade xadrez às cegas, na qual ambos os adversários não podem ver as peças e ficam diante de computadores que mostram apenas um tabuleiro vazio com a vaga indicação dos movimentos realizados. A segunda partida do dia era jogada de forma tradicional, mas com tempo reduzido a 25 minutos, mais acréscimos, para ambos.

Na contagem final, somados os dois enfrentamentos, foi definido o campeão que saiu melhor nas partidas às cegas somando 3 1/2 pontos a mais que seu maior perseguidor, Magnos Carlsen, que fez um brilhante torneio "às vistas", fazendo 9 1/2 em 11 partidas com tabuleiros e peças, 2 1/2 a mais que Aronian.

Juntados os resultados, a classificação foi:


1. Aronian 15½
2. Carlsen 14½
3. Anand 13
4. Grischuk 11
Ivanchuk 11
5. Gashimov 10½
Gelfand 10½
Nakamura 10½
Topalov 10½
6. Karjakin 10
7. Kramnik 8
8. Giri 7

Observem, fiéis e atentos leitores, que desses 12 participantes 5 estarão no Torneio de Candidatos ao Campeonato Mundial de Xadrez (Aronian, Grischuk, Gelfand, Topalov, Kramnik), mata-mata que definirá o desafiante de Vishy Anand (atual melhor do mundo), este que também participou do XX Amber.
 
A presença de tão fortes enxadristas somente engrandece o feito de Aronian. O grã-master armênio, que ocupa o terceiro lugar na classificação da Federação Internacional de Xadrez-FIDE, parece despontar como o favorito ao desafio com Anand. Caso ele confirme seu favoritismo e vença o Torneio de Candidatos talvez o mundo do xadrez se convença de que mais alguém, além de Carlsen (há três torneio comendo a poeira de Aronian*), pode oferecer um bom desafio ao indiano.
 
*Lembram do Mundial de Blitz 2010 (Aronian 1º, Carlsen 3º) e do Tata Steel 2011 (Aronian 3º, Carlsen 4º) foram os dois anteriores.
 
 Vista de Mônaco à noite.
Fky

quinta-feira, 17 de março de 2011

Hoje tem bolo

Hoje é aniversário de um pequeno grande mestre seridoense, o filho de São José do Seridó, Lavitor Santos.
E para que não esqueçam meu pedaço de bolo também não posso esquecer de parabenizar essa figura.
Campeão do 1º Torneio Cidade de São José em 2009 e medalhista de prata dos Jern's em 2010, esse muleque tem futuro. Força e sucesso, meu amigo!

Lavitor, Flávia (Grande colaboradora) e este que vos tecla.
Fky

quarta-feira, 16 de março de 2011

Amber 2011






O XX Torneio Amber de Xadrez que está na sua última edição teve início no último dia 11/03 com o término no dia 24/03 está sendo realizado em Mônaco na França. O torneio terá partidas rápidas e às cegas e a participação de 12 grandes jogadores como: Viswanathan Anand (Índia); Levon Aronian (Armênia); Magnus Carlsen, (Noruega); Vugar Gashimov (Azerbaijão); Boris Gelfand (Israel); Anish Giri-(Holanda); Alexander Grischuk (Rússia); Vasily Ivanchuk (Ucrânia); Sergey Karjakin (Rússia); Vladimir Kramnik (Rússia); Nakamura-Hikaru (Estados Unidos); Veselin Topalov (Bulgária).


Serão distribuidos em prêmios 227 mil Euros!


















Local do torneio













Participantes



Site Oficial do Torneio

sábado, 12 de março de 2011

INTERIORANO 2011

A festa do xadrez no interior do Rio Grande do Norte em 2011 já tem local e data definidos.
A cidade de Santa Cruz sediará o tradicional Campeonato Potiguar Interiorano, pela primeira vez, em 21 e 22 de maio de 2011.


Santa Cruz localiza-se na Zona Agreste do Rio Grande do Norte e fica a 115 km da capital do estado Natal. O municipio é mais conhecido por ser terra do Alto de Santa Rita de Cássia, maior estátua católica do mundo! 



Todos os amantes do xadrez no interior do RN estão convidados.


Vamos fazer dessa edição a maior e melhor de todos os tempos.
Fky

quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL EM NATAL

Tudo bem...tudo bem! Eu sei que vou ser vaiado por meus leitores caicoenses depois do que vou dizer, mas não posso evitar. Deixe de ler este post se estiver em Caicó, é meu conselho. Se continuar não deve me culpar. Eu avisei.


Se ainda está aqui então prepare-se: O CARNAVAL DE NATAL FOI MUITO MELHOR QUE O DE CAICÓ!! Foi sim. Digo e repito.

E o porquê da minha avaliação é simples.




O VIII Magistral RN - Taça Unimed de Xadrez foi massa!! Disputado no Hotel Golden Tulip entre 4 e 8 de março de 2011, o torneio teve uma participação expressiva contando com boa parte da elite enxadrística do Nordeste e atletas de outros Estados e países. Válido para Rating FIDE teve como vencedor do Grupo principal o MI egípcio Samy Shoker que somou 6,5 pontos em 7 possíveis. Mas o grande destaque do torneio foi Paulo Eduardo Barbosa, enxadrista de Campina Grande/PB (aqui pertinho) que invícto chegou ao segundo lugar com 6 pontos. Paulo Barbosa vai representar o Brasil nos jogos universitários de 2011 na China e já demonstrou grande forma, sendo o único a retirar ponto do egípcio. O terceiro lugar do grupo principal foi para o inabalável MF potiguar Maximo Iack Macedo. Os três melhores do grupo B foram: 1º Cicero Assunção Cardoso Júnior, 2º Francisco Quaranta Neto e 3º Alan Silva de Lima.

Samy Shoker 


Paulo Barbosa tietando o campeão mundial, Anand,
durante o torneio de Londres em 2010. 
Fky

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DA MULHER

Dia 08 de março se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER (os outros 364 são dos homens...brincadeira) e rendemos nossa eterna gratidão as pessoas mais importantes do mundo ... ELAS.

E em especial, queremos parabenisar ÉRICA RODRIGUES, integrante de nossa equipe feminina, que nesta data também faz aniversário. Cheiro grande minha amiga. Muitas felicidades.


Fky

sábado, 5 de março de 2011

O CAÇADOR DA CORTE

AINDA SOBRE O TORNEIO:
Um os destaques do torneio masculino foi o pequeno Fernando Igor que marcou apenas quatro pontos. Mas foram pontos que interferiram diretamente no resultado do torneio visto que dois deles foram contra os então líderes do torneio.
Pela sétima rodada quando Antônio Bruno era líder isolado com 5 pontos e todos contavam com sua vitória veio o Fernando e lhe tirou a esperança de vencer o campeonato.
E na última rodada foi a vez de Rair Oliveira sentir o poder do caçador de líderes. Com 6,5 pontos bastava a vitória para ganhar isolado o torneio ou um empate, a depender do resultado entre Artur Jordão e Laian Medeiros, que lhe daria a vitória ou encaminharia a decisão final para um mini match relâmpago, conforme as regras do torneio. Mas Fernando ganhou, contrariando mais uma vez as espectativas, e decidiu o torneio em favor de Artur Jordão. 
Moral da história: todo Rei precisa de um bom caçador.


Fky